20 horas em Bogotá

Sabe quando você não encontra nenhuma passagem barata? E aí quando de repente pinta uma num preço mais acessível... e quando vai olhar melhor, pronto... 20 horas de escala na Colombia.

A maioria das pessoas desanimaria na hora... ia logo olhar pelo lado negativo... ia esperar uma outra oportunidade ou ia preferir pagar mais caro pra ter um voo direto ou uma escala menorzinha.

Mas não eu.

Eu vi aí uma oportunidade de conhecer uma cidade nova, um país novo... Eu nunca tinha ido pra Bogotá, ou qualquer outro lugar da Colombia. Confesso que não estava na minha lista de prioridades... e provavelmente em outra situação eu não ia escolher viajar pra lá agora. Mas tinha um Bogotá no meio do meu caminho... e eu resolvi aproveitar esse caminho!

Comecei as pesquisas e vi que era comum escalas longas por lá. Ouvi rumores de que seria um acordo da Avianca com a cidade para estimular o turismo... e que os resultados tinham sido bons: quem foi, voltou ou recomendou bem a visita... e é verdade! Bogotá me surpreendeu muito positivamente !

Eu chegaria em Bogotá perto de meio dia... e só pegava o voo de Bogotá para Fort Lauderdale no dia seguinte as 8h da manhã! Então eu reservei um hotel próximo ao aeroporto! E essa foi a primeira grande boa surpresa! RECOMENDO MUITO o hotel que fiquei: Hotel Boutique Mendoza.

O hotel não é muito grande... mas é muito limpo, arrumado, com ambiente familiar... fomos muito bem recebidas, atendidas, a cama era MUITO confortável e ficava apenas 10 minutos de carro do aeroporto. Antes de nossa viagem, recebi um e-mail da propriedade perguntando se eu gostaria que por 20.000 pesos eles nos buscassem no hotel. Aceitei... e fui recebida por Sandra... ela já estava no aeroporto nos aguardando na hora que meu avião pousou. Nos buscou... e nós não tínhamos mala, apenas uma muda de roupa na mala de mão, pois a mala despachada foi direto pros Estados Unidos (quando sua escala é menor que 24h, a mala vai direto pro destino final). Falei que eu queria conhecer a cidade e que tinha pesquisado alguns pontos da cidade que queria ver... ela de pronto se ofereceu para nos levar em seu carro, e que cobraria 20.000 pesos a cada hora. Topei! Disse que nem precisávamos passar no hotel, já que não tínhamos nenhuma mala, então fomos direto pro meu primeiro ponto:

- Cerro Monserrate:

O morro fica a 3.152km acima do nível do mar! É alto pra caramba... e a subida pode até ser feita a pé, mas não recomendo! hahaha além de ser muito chão, o esforço é duplamente difícil por conta da altitude. É comum sentir tontura, dificuldade pra respirar... então, restam as outras duas opções: funicular (uma espécie de bondinho) e teleférico. Os dois custavam o mesmo preço: 9.500 pesos o trajeto... Resolvi subir de funicular e descer de teleférico para ter vistas e experiências diferentes.



Os preços e horários podem variar final de semana, feriados, então você pode acompanhar AQUI antes de ir! O site oficial tem todas as informações necessárias para seu planejamento.

Bom, lá em cima do morro você segue a Via Crucis de Cristo até chegar ao Santuário, uma igreja super charmosa, que inclusive estava celebrando uma missa quando fui. Assisti um pouco, mas o tempo era curto... então, não deu pra ficar muito. Além disso, a paisagem é linda, dá pra ver toda a cidade de cima, tem um poço dos desejos, uma lanchonetezinha... gostaria de ter passeado por lá com mais calma... masss... fiquei cerca de uma hora e meia, talvez um pouco mais e voltei para conhecer outros locais.

Fomos então para meu segundo ponto:

- Museo Botero:

Localizado em "La Candelaria", centro histórico e cultural da cidade de Bogotá, está o museu de arte inaugurado em 2000. O museu surgiu a partir de uma doação de obras de arte feita pelo artista plástico colombiano Fernando Botero ao governo do seu país. São um total de 123 obras de autoria do próprio Botero, além de obras de arte internacionais de famosos como Picasso e Monet, Além de quadros, tem esculturas... e o local por si só é um charme! A arquitetura do prédio é muito linda! Adorei visitar este museu !



Depois disso, fomos para o próximo ponto:

- Plaza Bolívar:

A praça foi fundada em 1500... e é onde acontece eventos, shows, você encontra artistas de rua, pessoas vendendo arte, atividades culturais.. além de diversos prédios históricos e importantes. Pelos arredores da praça está o congresso, a casa do presidente, a catedral de Bogotá...

Entramos na catedral, passeamos pela praça admirando as construções, as artes... foi um passeio bem legal! Para passar perto da casa presidencial, nossas bolsas precisaram ser revistadas. Todos são revistados ao se aproximar. A área é muito policiada, tanto por policiais normais quanto pelo exército. Me senti segura todo o tempo. Saindo daqui, fomos pra nosso último destino:



- Zona Rosa: Andres Carne de Res

Bom, pesquisando na internet, vi que todos falavam que não podia faltar uma visita à esse restaurante para quem vai à Bogotá. E assim que entrei no carro da nossa motorista/guia (além de nos levar nos lugares dirigindo, acompanhou nos passeios, contando a história, a cultura, foi realmente uma boa opção ir com ela e não sozinhas) disse que PRECISÁVAMOS ir lá.

Então assim foi. Eu já havia feito uma reserva na internet... e não deixem de fazer, pois é concorrido o negócio!

Sandra nos deixou no tal restaurante que fica na Zona Rosa. Esse bairro tem muitos shoppings e muitas lojas, inclusive de grifes internacionais, além de diversos restaurantes bons (locais e franquias).

O lugar é incrível: temático e MUITO decorado, muito super totalmente decorado. São 4 andares: céu, terra, purgatório e inferno. Cada um decorado ao seu estilo... não chega a ser um bar, tem mesas mesmo e muitos, MUITOS tipos de comida. O cardápio é enorme e cheio de variedades... mas é um restaurante/bar... é algo diferente.. tem uma meia luz, uma decoração peculiar... e música... é animado! Só indo mesmo pra saber...

Valeu a pena. Não foi super barato mas também nada super caro... Comi muito bem... a carne que escolhemos (indicação da Sandra) tava uma delícia! Saímos de lá por volta de 19:30 depois de um voo de 6 horas e muita caminhada durante o dia! Estávamos exaustas!



Final das contas, avisei a Sandra que estávamos pagando a conta e ela nos pegou... enfim chegamos ao hotel, fizemos check in... tomamos um banho e dormimos! Dia seguinte fomos surpreendida por um café da manhã MARAVILHOSO que eles mesmos cozinharam.. torradas, ovos mexidos (bem caprichado, com tomate, cebola, tempero), geleia, café e chocolate quente.

Amamos o atendimento do hotel... adoramos passar o dia com a Sandra sendo nossa motorista/guia/nova amiga colombiana. Demos muitas risadas, conversamos muito, gastei todo meu portunhol.... e no final das contas, 20 horas na Colombia foi TUDO DE BOM!

Camila Almeida

Psicóloga e Viajante

Planejando a próxima trip?

Seguro Viagem: SEGUROS PROMO 

Chip Internacional: BRASIL ROAMING

12924477_1124827844234374_77690089485757