5 dicas para planejar sua primeira viagem sozinho


Eaí você decidiu fazer sua viagem solo, certo?

Mas e agora? Como eu planejo minha viagem?

Vão aí 5 dicas para você ficar atento na começar a desenhar seu roteiro!

1. Escolhendo a hospedagem!

Bom, você está viajando sozinho, né? Então uma ótima opção de hospedagem são os albergues (hostels) !


Por que?


São vários motivos! Um deles, é a economia... afinal, você não tem ninguém para dividir a conta do hotel, e muitos não tem quarto individual, você iria acabar pagando para uma diária para dois, de qualquer forma.


O hostel é geralmente mais barato, e alguns deles tem quarto privado.

Ainda que não tenha um quarto privado, dividir o dormitório com outras pessoas não é tão ruim assim! Afinal, você viajou sozinho, mas não precisa ficar sozinho a viagem toda!

Dividir quarto com outras pessoas é um jeito ótimo de fazer amizades e quem sabe, uma cia para alguns passeios!


Meninas, não se desesperem! A GRANDE MAIORIA dos hostels tem dormitórios exclusivamente femininos. Você pode escolher entre dormitório feminino, masculino ou misto. Ou seja, você não precisa se sentir insegura dividindo quarto com homens para pagar mais barato na sua viagem sozinha!


Outro ponto positivo do hostel é que, GERALMENTE, são bem localizados, perto de transportes públicos, bares, restaurantes... o que facilita na hora de turistar!


Se dinheiro não é um problema e você quer ficar em um hotel mais luxuoso, sem problema. Pesquise bem e veja qual hospedagem se enquadra melhor no seu perfil de viagem, mas leve sempre em consideração a localização! Afinal, você está sozinho, e não vai querer estar em um bairro perigoso ou totalmente isolado das atrações e do movimento da cidade.


2. Compre um chip internacional

Um dos medos de viajar sozinho é se perder, não conseguir se comunicar, se sentir sozinho, não conseguir se virar, sofrer algum acidente e não ter ninguém perto, etc e etc. Isso tudo pode ser minimizado com um chip de celular internacional, para ter acesso a internet o tempo todo!


Estar conectado da uma sensação maior de segurança, certo? Não deixa de ser sim uma questão de segurança!


Se perdeu? É só botar no mapa e voltar pro caminho certo, pesquisar qual ônibus pegar ou na pior das hipóteses, usar a localização e pedir um uber!


Aconteceu alguma emergência? Você pode ligar para alguém, acionar o seguro viagem imediatamente, avisar seus familiares...


Bateu saudade de casa? Opa, só chamar no whatsapp, skype, facetime, o que for! Dá inclusive pra minimizar o sentimento de estar sozinho, compartilhando as fotos e os acontecimentos com os amigos e familiares em tempo real! Assim, eles participam um pouquinho da viagem e também ficam tranquilos de saber que você está bem!


Só não vale exagerar e esquecer da trip pra ficar ligado demais no que está acontecendo em casa!!!


3. Pesquise os pontos turísticos com antecedência

Já saia de casa com um roteiro! E saiba de antemão o que vai encontrar por lá!

Evite surpresas desagradáveis, como acabar indo em um bairro perigoso... ou perdendo um ponto turístico legal porque nem sabia que tinha!


Ter um roteiro planejado é sempre bom, em todas as viagens! Ajuda a dar um norte na viagem, a fazer um itinerário que nos poupe tempo e dinheiro e nos permite ter uma ideia melhor da cidade antes mesmo de ir.


Estando sozinho, eu tomaria duas vezes mais tempo pesquisando meu roteiro. Afinal, você só vai ter você mesmo para contar.


Pesquise tudo que tem para fazer na cidade e veja o que é mais a SUA cara! Essa é a parte boa: você não tem que pensar no que sua filha, filho, esposa, marido, amigo, papagaio querem fazer... você pode montar um roteiro INTEIRINHO do seu jeito ! Então capricha no roteiro e se joga!


4. Pesquise as leis e os costumes do seu destino

Viajando descobrimos um MUNDO de possibilidades! Cada lugar, cada país, cada cidade tem sua peculiaridade...

É importante estar atento as leis e costumes dos lugares onde você vai visitar! Ainda mais estando sozinho! Você não vai querer cometer uma gafe, né... ou pior, acabar preso por ter desrespeitado alguma lei que você nem sabia!


Alguns países possuem leis e costumes diferentes para homens e mulheres, por exemplo, alguns países árabes em que a mulher não deve andar com pernas a mostra, ou sem um véu, coisas do tipo. Alguns países não é permitido consumir alcool em locais públicos... E por aí vai!


É SEMPRE importante respeitar as leis e regras locais, mesmo não concordando com elas! Os visitantes somos nós!


5. Seja organizado e esteja sempre atento!

Bom, cuidado nunca é demais! Nós não podemos prever certas coisas, mas podemos nos organizar para evitar alguns problemas!


Imagina você sozinho em outro país e perde seu passaporte! Ou pior, tem seu documento furtado?

Imagina se você está sozinho em outro país e acabou ficando sem dinheiro? Ou seu dinheiro sumiu? Ou roubaram sua carteira com tudo que tinha dentro?


É importante tirar um tempo para se organizar antes e durante a viagem!


Antes da viagem, a minha dica é: scannear todos os documentos e mandar para seu próprio e-mail! Assim, você pode acessar de qualquer lugar. Além disso, sempre levo uma cópia impressa!


Durante a viagem: use uma doleira para evitar furtos ou perda de seus documentos e dinheiro! Ou ainda, se for deixar no hotel, deixe trancado na mala ou em um cofre. Se você estiver em um hostel, principalmente, deve tomar cuidado com seus pertences!


Ser desorganizado e não se lembrar onde deixa suas coisas, guardando de qualquer jeito... ou ser desatento e não cuidando dos seus objetos, pode significar uma grande dor de cabeça!



Pronto! Agora você já pode começar a planejar seu primeiro voo solo! Boa viagem!


Camila Almeida

Psicóloga e Viajante

Planejando a próxima trip?

Seguro Viagem: SEGUROS PROMO 

Chip Internacional: BRASIL ROAMING

12924477_1124827844234374_77690089485757