5 dicas para vencer o medo de viajar sozinho

Atualizado: 7 de Jan de 2019

É comum pessoas terem medo de viajar sozinhas. E os motivos são VÁRIOS, mas o que eu percebo, é que em muitas situações, o medo é mais interno do que externo.


Vou trazer aqui 5 problemas frequentes de quem tem medo de viajar sozinho, e possíveis soluções! Vamos lá?


5 dicas para viajar sozinho

1. E se for chato?

Muitas pessoas tem medo de que viajar sozinho seja algo CHATO!

São pessoas que geralmente estão muito acostumadas a estarem em grupo, rodeada de pessoas e tem pouca intimidade consigo mesmas.

Quem tem medo de que seja chato viajar sozinha, provavelmente também não se sente confortável em ir ao cinema sozinha, ir a um restaurante sozinha ou coisas do tipo!


SIM, somos seres sociais, mas não há nada de errado em curtir você mesmo as vezes!


Se você não está muito habituado a fazer coisas sozinho, que tal começar? Com certeza você vai descobrir que estar em sua própria companhia não só não é chato, como é muito agradável! Use um tempo para se agradar, para fazer o que gosta sem pensar nos outros, para se redescobrir, para se divertir com você mesmo e tenha um gostinho do que é viajar sozinho!

Quando se sentir mais a vontade, faça uma pequena viagem sozinho, para um lugar próximo, e veja como vai se sentir! Eu tive esse medo lá atrás e hoje eu AMO meus voos solo!


2. E se eu não conseguir me virar?

Geralmente esse é um medo de quem não tem muita experiência em viagens, , ou ainda que não é uma pessoa tomadora de decisões.


Existem algumas pessoas que naturalmente tomam a frente de tudo no seu dia a dia, resolvem problemas, correm atrás de tudo e são pro-ativas.

Outras pessoas não tem toda essa facilidade e sentem que se passarem por algum tipo de problema ou "perrengue" na viagem, não vão ser capazes de se virar ou resolver um problema, o que nada mais é que falta de confiança em si mesmo.

Se esse é seu caso, comece a tomar frente das situações no seu dia a dia, tenha uma postura de enfrentamento e descubra como você é capaz! Isso vai elevar sua autoconfiança.


Se você não tem experiências viajando, também é normal se sentir inseguro, afinal, não sabemos o que vamos encontrar pela frente, né? É comum o medo de não estar preparado. Neste caso, comece com viagens menores, mais próximas... ou faça mais viagens acompanhadas para começar e mandar a insegurança embora!


3. E se eu não conseguir me comunicar?

Esse é um medo comum nas viagens internacionais. Nem todo mundo domina o inglês ou uma lingua estrangeira e tem medo de não conseguir se comunicar.


Aliás, até quem fez curso e sabe outra língua mas não está acostumado a viajar, fica com esse medo: será que eu sei o suficiente? Será que eu vou entender as coisas?


É possível ultrapassar esse medo com uma dica simples: seja amigo da tecnologia!

Hoje existem diferentes apps de tradução, sendo o mais comum o Google Tradutor! Baixa o app e se a comunicação realmente não fluir, vamos com a máxima "joga no google"!

Se você não tem tempo ou dinheiro para fazer um curso, existem também alguns apps e sites para aprender inglês, alguns dele são:

  • Italki: você faz aulas individuais com professores nativos de diversos idiomas

  • Upmind: aprenda inglê de uma forma divertida, incluindo jogos, gifs, etc.

  • Duolingo: perfeito para quem tem pouco tempo! Nele é possível aprender até 4 linguas ao mesmo tempo.

  • Babbel: com diferentes níveis, você escolhe entre diversas linguas para aprender


4. E se eu me perder?

Um medo comum de quem vai fazer sua primeira viagem sozinho é de se perder!


Mais uma vez, a gente corre pra tecnologia! Antigamente a gente levava ou comprava um mapa da cidade, para evitar esse problema... hoje a gente resolve de outra forma: comprando chips de celular internacionais!


Você tem duas formas de obter um chip internacional: chegando ao país e procurando uma operadora local, ou, comprando antecipadamente no Brasil! SIM, tem como! Existem algumas empresas especializadas em chips para viajantes, você diz para qual país vai, durante quantos dias, você paga e já sai daqui com o chip funcionando!


Chegando lá, é só botar no celular e pronto! Não preciso nem dizer que uma vez que você tem conexão de internet fora do país, é fácil se achar, né! Você pode usar seu programa de navegação e de mapas preferido... tanto como gps no carro, quanto para suas andanças a pé!


5. E se eu ficar doente ou sofrer um acidente?

O medo de não ter ninguém por perto nessas situações também é grande!

E é por isso que não é recomendado NUNCA fazer uma viagem sem um seguro viagem!


Existem alguns países onde o seguro viagem é OBRIGATÓRIO para entrar no país... em outros, não tem essa obrigatoriedade, mas é ALTAMENTE recomendado!

Justamente para esse tipo de situação!


Existem coisas que não podemos prever, entre elas estão doenças ou acidentes, seja viajando, seja no dia a dia! Então, o mínimo que a gente pode fazer é estar precavido! Acionando o seguro viagem, você vai ter toda a assistência necessária, de acordo com o plano contratado!

Economizar com isso não é uma boa !


Caso não conheça um seguro viagem, recomendo o Seguros Promo! Aliás, usando o cupom MENTESVIAJANTES5, você garante 5% de desconto no seu seguro!



Essas são alguns dos principais medos de quem quer viajar sozinho, mas existem vários outros medos... você tem medo de viajar sozinho? Que motivos fazem você ter medo? Conta pra gente no comentário!


Camila Almeida

Psicóloga e Viajante

Planejando a próxima trip?

Seguro Viagem: SEGUROS PROMO 

Chip Internacional: BRASIL ROAMING

12924477_1124827844234374_77690089485757