
Abu Simbel
Atualizado: 25 de abr. de 2019
O templo de Abu Simbel foi construído a mando de Ramses II para homenagear a si mesmo e a sua esposa preferida, Nefertari.
Quando chegamos, vemos primeiro o maior templo, dedicado a Ramses II.

Podemos ver a imagem dele em 4 grandes estátuas na fachada do templo. Se você der um zoom ou reparar bem, em suas pernas, representado em tamanhos menores, suas esposa e filhos.
Segundo nosso guia, a representação deles em formatos menores junto as pernas, não era uma forma de “menosprezar”, mas uma simbolização que a esposa e os filhos o ajudavam a ter força e ir adiante.
Na década de 60, a Unesco arrecadou dinheiro para salvar Abu Simbel (que é patrimônio histórico mundial) do alagamento pelo lago Nasser, que surgiu após a criação da represa do Rio Nilo.
Para isso, eles fotografaram TODO o templo, dentro e fora, cortaram em blocos, numeraram e o transportaram 60 metros para cima e 200 metros para dentro, afastando das possibilidades de alagamento.
A segunda estátua, que está sem cabeça, foi devido a um terremoto que a fez cair, no passado. A cabeça está até hoje caída, em frente ao templo, a Unesco reconstruiu do jeito que encontraram.
Infelizmente cerca de 60 outros templos foram parar no fundo do lago Nasser.
Dentro deste Templo Maior, é lindo!
Fiquei andando por dentro do Templo e imaginando como era em seus dias de glória, quem eram as pessoas que o frequentavam, com que frequência, o que pensavam?

Me teletransportei para o século XIII A.C.
Viajar é ou não é algo mágico?
Saindo do templo maior, me dirigi ao Templo de Nefertari.

Como o Templo era dedicado a ela, vemos Nefertari representada do mesmo tamanho que o Faraó. Ramses, é claro, não poderia deixar se estar lá representado! Hahahah #seachava
A auto-estima dele era claramente grande. Hahahahah
O templo por dentro é bem menor, mas igualmente lindo!
Ele também deu uma valorizada em Nefertari, tenho que admitir. Nessa primeira imagem acima, podemos ver a imagem de Nefertari sendo coroada pelas Deusas Isis e Hathor. Apenas. hahaha
Amei essa visita.
Fomos a partir de Aswan, demorou 3 horas para ir e 3 horas para voltar, cortando o deserto. Saímos 4h da manhã para chegar lá cedo e voltar cedo.
E pelo menos tivemos essa linda recompensa: ver o sol nascer no deserto.

O valor do ingresso custou 200 libras egípcias (já incluso no pacote da Horus) e precisei pagar na hora mais 300 libras para poder tirar foto dentro dos templos.

Mais caro tirar foto do que visitar! Então valorizem meus registros para vocês! Hahahahahah
Valeu completamente a pena e todas as horas de estrada!
Quer ver meu roteiro completo de 8 dias no Egito? CLIQUE AQUI!
Quer saber mais sobre a empresa que me levou pro Egito? Veja aqui o post sobre a HORUS VIAGENS!
------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Planejando a próxima trip?
Seguro Viagem: SEGUROS PROMO
Use o CUPOM: MENTESVIAJANTES para 5% de desconto
Hospedagem: BOOKING.COM