Atualizado: 22 de Jan de 2019

Esse ano realizei um sonho visitando São Francisco! E fiquei IN LOOOOVE total com a cidade!

O que posso falar, é que eu adoro história e talvez por isso, o passeio que mais gostei de fazer foi a visita à Ilha de Alcatraz, antiga prisão de segurança máxima!


Foi barato? Não, não foi... U$30,00 dolares por pessoa! Valeu a pena? Sim, valeu! MUUITO!

Bom, primeiro queria fazer um lembrete: compre com antecedência o passeio pela internet!!!

Por que? O passeio é com hora marcada , tem limite de pessoas (até porque vai de barco) e o passeio é MUITO procurado! Tem épocas que se você não comprar com meses de antecedência, você não consegue vaga para ir durante sua viagem... esgota mesmo! Ah, e chegue com 30 minutos de antecedência à hora do seu embarque! É a recomendação deles por questão de organização. Neste meio tempo, forma-se uma fila e eles vão explicando o que pode e o que não pode durante o passeio e o tempo na Ilha!

Bom... continuando! A primeira parte do passeio já começa no translado, porque é absolutamente LINDOOO ver a cidade de São Francisco do barco!


E ver a Ilha de Alcatraz se aproximando foi me dando uma emoção indescritível! Um lugar tão famoso, que inclusive inspirou filmes famosos... e teve "prisioneiros famosos" como Al Capone...

e eu estava chegando ali, para ver com meus olhos e andar pelos mesmos lugares onde TANTA coisa aconteceu!


Ao chegar na Ilha, somos recebidas por uma "guia" que fala um pouco sobre a história e orienta o pessoal sobre a visita! Existe uma visita guiada, com audio guide (já no preço) em diversas linguas (já fui em alguns lugares que não tinha português, mas tinha por lá). Tinha também um "teatro", uma salinha com telão e umas cadeiras que passava um filme sobre a história de Alcatraz. Comecei minha visita por ali, mas não era obrigatório, você fica livre para fazer o passeio como achar melhor. Exceto que depois que você pega o audio guia, ele te direciona por dentro da prisão enquanto conta a história.

Bom, mas nesse "filme" que eles passam, descobri coisas que eu nem sabia, que durante um período, Alcatraz foi "invadido" (a ilha foi reinvidicada) por Índios Nativos Americanos que viveram por lá durante um tempo, com base no Tratado de Fort Laramie (de 1868) que previa que as terras  federais que não tivessem utilização seriam devolvidas aos índios.



Não tem como contar aqui todos os detalhes e toda a riqueza de informação desse passeio... mas posso dizer que realmente é um passeio muito completo, historicamente e culturalmente falando... e durante a caminhada por dentro dos portões de Alcatraz, o audio guia nos leva a viajar no passado e entender como vivia ali os prisioneiros, os guardas, as famílias dos guardas (sim, famílias moravam lá durante a prisão)... como era o tratamento que recebiam, quais eram seus costumes, quem eram os prisioneiros "ilustres" que passaram por lá, histórias de tentativas de fugas, motins, assassinatos...


Como eram as celas:


Na primeira foto, dá para ver que eles improvisaram cabeças de papel-mache em tamanho real, botaram na cama para enganar os guardas e cavaram um tunel para escapar! Essa foi uma das tentativas reais de fuga da "Rocha", como era apelidada "carinhosamente", que inpirou o filme “Alcatraz – Fuga Impossível” (1979), com Clint Eastwood.




A prisão contava também com solitárias, onde o preso ficava por dias num local TOTALMENTE escuro (vejam as portas para blindar a cela depois da grade na primeira foto) e que muitos ficavam em total agonia por estarem completamente no breu, sem qualquer noção de dia, noite, tempo, nem nada. No audioguide, nesse momento, eles nos convidam a entrar na cela, fechar totalmente os olhos... e há um relato de um preso, que diz que para não enlouquecer, arrancava um botão da camisa e ficava jogando no chão e depois tentando encontrar... bem louco, não?


Bom... existia também pátio, refeitório, biblioteca... no passeio também podemos ir até a sala onde ficavam os guardas, onde os presos poderiam receber visitas e etc.

Depois de um passeio nessa história... de uma prisão supostamente impossível de escapar...

Nada como tirar umas fotos nessa vista LINDA da Ilha!


Parece que esse lugar era uma Prisão de Segurança Máxima???

Fico imaginando os presos vendo isso... tão perto e tão longe de SFO! Que angústia!

Por fim retornamos... exitem alguns horários para volta, e ao contrário da ida, o horário da volta não é marcado! Você pode ficar o quanto quiser na Ilha até o horário do último barco!


Quem quiser conhecer Alcatraz, pode saber mais e comprar ingressos no site: Alcatraz Tickets


COMPRE TAMBÉM: ALCATRAZ + HOP ON, HOP OFF BUS

  • Veja os monumentos de São Francisco no seu próprio tempo com este Bilhete Premium de ônibus hop-on ho-off

  • Visite a notória prisão da Ilha de Alcatraz, com guia de áudio incluso

  • Junte-se a excursões a pé gratuitas em Chinatown, North Beach, Fisherman's Wharf e Barbary Coast

  • Desfrute de uma excursão panorâmica de 2 horas à noite, inclusa no seu Bilhete Premium

PROCURANDO HOTEIS EM SFO? CLIQUE AQUI!


Planejando a próxima trip?

Seguro Viagem: www.segurospromo.com.br/p/mentesviajantes/parceiro

Hospedagem: https://www.booking.com/index.html?aid=1541438

Passeios: https://partner.getyourguide.com/en-us/link-builder

Planejando a próxima trip?

Seguro Viagem:

SEGUROS PROMO 

Chip Internacional:

BRASIL ROAMING

12924477_1124827844234374_77690089485757

Camila Almeida

Psicóloga e Viajante