Checkpoint Charlie

Checkpoint Charlie foi o nome dado pelos Aliados a um posto militar entre a Alemanha Ocidental e a Alemanha Oriental durante a Guerra Fria. O Checkpoint Charlie se localizava na junção das ruas Friedrichstrasse com Zimmerstrasse e Mauerstrasse, e ligava o setor americano com o setor soviético. Após a construção do muro de Berlim, as autoridades da Alemanha Ocidental construíram este posto para servir como um ponto de controle para registrar a passagem de estrangeiros e membros das Forças Aliadas.



O Checkpoint Charlie se tornou um símbolo da Guerra Fria, representando a separação do leste e oeste, e — para alguns alemães orientais — uma estrada para a liberdade.



Com a queda do muro e a reunificação da Alemanha o posto foi retirado em 1990 e a cabine original onde ficava o guarda foi removida e hoje se encontra no Museu dos Aliados. No ano de 2000, uma reprodução da cabine foi colocada no mesmo local onde se encontrava a original!

Bem próximo está o Checkpoint Charlie Museu (em alemão “Mauermuseum – Museum Haus am Checkpoint Charlie”), que exibe fotos e documentos sobre tentativas de fuga e fugas de Berlim Oriental, com muitas histórias interessantes.

Planejando a próxima trip?

Seguro Viagem:

SEGUROS PROMO 

Chip Internacional:

BRASIL ROAMING

12924477_1124827844234374_77690089485757

Camila Almeida

Psicóloga e Viajante