Ciudad del Este - Compras no Paraguai

Como eu já falei, uma das partes mais legais de visitar Foz do Iguaçu, é poder visitar outros dois países como bônus!

Um dos passeios mais procurados é fazer compras no Paraguai!!!

É bem tranquilo fazer a travessia, tem bem pouca burocracia (das 10 vezes que atravessei a fronteira, em nenhuma delas fui parada, revistada ou sequer pediram para mostrar meus documentos), mas pode ter uma filinha bem graaaande para atravessar!

Quanto aos documentos, caso seja parado, deve estar portando sua carteira de identidade (RG), com menos de 10 anos de validade, como nos outros países do Mercosul.

Nós passamos pelo controle brasileiro, passamos pela Ponde da Amizade, e então passamos pelo controle Paraguaio. Geralmente os carros, vans e ônibus passam direto pela fronteira.

Mas caso seja parado, é bom saber que existe uma cota de U$300,00 dolares que você pode trazer para o Brasil! Trazendo mais que isso, se você não declarar e pagar imposto por elas, pode precisar pagar uma multa ou perder suas compras!

Para passar pela Ponte de Amizade, você pode ir de transporte público (ônibus, que custa cerca de 5 reais), de carro alugado, de taxi ou ainda a pé! Para os que atravessam a pé, a ponte não é muito longa, é bem tranquilo de caminhar (seguro de acidentes, pois tem grades entre os pedestres e os carros), massss.... existem relatos de assaltos aos pedestres! Então, atenção redobrada!

Chegando no Paraguai, é propaganda e outdoors por todo lado! Muito comércio de rua, camelôs, ambulantes... e também alguns shoppings, onde é mais seguro comprar!

É importante saber que os próprios comerciantes não querem que tenha assaltos nessa região de comércio, para não afastar os turistas, mas como em qualquer lugar, não devemos nos descuidar! É bom estar sempre atento, especialmente com batedores de carteira, andar com a mochila para frente, deixar objetos de valores bem guardados, etc.

Bom, existem 3 principais shoppings onde tem bastante variedade e é seguro comprar: o Shopping del Este, o Monalisa e o Shopping Paris! Desdes, o Shopping Paris é o meu favorito! É também o maior e mais bonito!

Lá dentro inclusive tem o Museu 3D que falei em outro post!

Os preços das etiquetas dos produros no Paraguai estão sempre em dólares, mas você não necessariamente precisa trocar dolares e pagar assim. A maioria deles aceita pagamentos em real! Nas lojas, antes de pagar, lembre sempre de perguntar qual a cotação do dia que eles estão cobrando no real! Pode variar muito!

Cheguei a pegar lojas fazendo R$4,28...até lojas que fizeram o câmbio a R$3,99 com o câmbio congelado!

Caso ache o câmbio alto, existe uma casa de câmbio no shopping Paris...dependendo, vale a pena trocar uma quantia para economizar ainda mais nas compras!

Camila Almeida

Psicóloga e Viajante

Planejando a próxima trip?

Seguro Viagem: SEGUROS PROMO 

Chip Internacional: BRASIL ROAMING

12924477_1124827844234374_77690089485757