Como é passear pelo centro de Ios na Grécia

Atualizado: 24 de Mai de 2019

Ios não é a ilha grega mais famosa ou procurada.


Geralmente as pessoas logo pensam em Mykonos, Santorini, Creta... mas recentemente os viajantes vem descobrindo essa ilha fofa pelo meio do caminho.


Para chegar a Ios, a única forma é pegando um ferry. Peguei um ferry de Mykonos para lá e levou cerca de 2 horas. Depois peguei um ferry de Ios para Santorini para seguir viagem e levou cerca de 1 hora.




Inclusive, por ter hospedagens mais baratas, algumas pessoas optam por ficar em Ios e fazer “bate e volta” em Santorini.


Não sei se vale a economia pois os ferrys frequentemente atrasam e não são tão baratos assim! Além disso, estar hospedado em Santorini permite ver o sol nascer e se por nessa ilha linda! Vale a pena!


Mas voltando a Ios, o centrinho da ilha se chama Chora, como em outras ilhas gregas.


Assim que cheguei, fui dar uma volta lá e achei tudo muito estranho. Parecia uma cidade fantasma. Ninguém na rua, tudo fechado.

Estava achando tudo muito estranho até ler esse bilhete na porta de uma loja:



É verdade esse bilhete! NADA abre de manhã cedo. Eles abrem de 11h as 14h e depois fecham, retornando somente 18:30. No entanto, você encontra as lojas abertas até 23:30, meia noite.


Retornei no fim da tarde e pude ver Ios com outros olhos! Tudo ganha vida! Lojas, restaurantes, bares, crianças brincando.


Ufa! Não era uma cidade fantasma!




Ios tem aquele charme com construções todas branquinhas e azuis, e aquele labirinto de ruas!


No centrinho encontramos restaurantes, lanchonetes, padarias, lojas de roupa, souvenirs, farmácias, mercados, bares e baladas! Tem de tudo, embora durante o dia, pouquíssima coisa se mantém aberta (foi difícil até achar restaurante aberto para almoçar: pasmem)!


A recepcionista do hotel disse que no auge da alta temporada no verão, a cidade fica irreconhecível, com muita gente e é difícil até estacionar.

Eu fui durante maio, primavera, e estava bem tranquilo o movimento! As ruas de Ios pareciam ser só para mim e os locais (e a praia também, bem vazia)!


Se você gosta de movimento, deixe para vir no verão! Se quer tranquilidade, maio é um ótimo mês! As temperaturas estavam aumentando, deu pra pegar praia mas não estava muito quente. De manhã cedo e a noite fazia friozinho, chegando a 11/ 12 graus.


Quanto a compras: não achei que vale a pena comprar nada lá (nem nas outras ilhas, se falarmos de preço). A ilha vale mais pela praia, restaurante, bares e etc.


Eu diria que o que mais gostei do centro de Ios foi o ”clima” e a paisagem. É realmente muito fofo e amei ver o por do sol lá!



Ver o sol se por no mar é lindo, mas também é incrível esse céu laranja atrás das casinhas branquinhas de Chora.


E vocês? Já conheciam Ios?


Planejando a próxima trip?

Seguro Viagem: SEGUROS PROMO

Use o CUPOM: MENTESVIAJANTES para 5% de desconto

Hospedagem: BOOKING.COM

Camila Almeida

Psicóloga e Viajante

Planejando a próxima trip?

Seguro Viagem: SEGUROS PROMO 

Chip Internacional: BRASIL ROAMING

12924477_1124827844234374_77690089485757