Como planejar sua viagem: Analise seus hábitos

Essa é a parte 3 da série de posts de Como Planejar uma Viagem! Se você não viu os posts anteriores volte duas casinhas e vá pro parte I!



E agora que você já conseguiu definir alguns destinos dos sonhos, colocou data neles (definiu um prazo, dentro da sua realidade, para cada), já pesquisou sobre os lugares e já tem uma noção de quanto vai precisar desembolsar pra fazer esse sonho acontecer, vamos pra próxima etapa que é analisar seus hábitos!


Sim, o próximo passo é fazer uma análise dos seus hábitos, principalmente os financeiros! Passe a fazer um controle dos seus gastos: pode ser usando um planner, um caderno comum ou até mesmo aplicativos de organização financeira!


Comece a anotar quanto você tem por mês de entrada de dinheiro e quanto você tem de gastos fixos (água, luz, aluguel, mercado, celular, internet, etc).


Depois de saber quanto você tem entrando por mês e a média de gastos fixos mensais, você vai ter uma noção maior de quanto você tem livre para outras coisas.


Anote também durante os próximos meses todos as despesas variáveis, com o que você tem gastado seu dinheiro, além claro, das contas. Comece a anotar e monitorar todos os seus gastos para entender para onde está indo seu dinheiro!


Provavelmente você vai ficar assustado com o tanto de dinheiro que acaba gastando com besteiras, coisas supérfluas, fúteis e sem valor de verdade!


Tudo na nossa vida é uma questão de prioridades! Se a gente não define essas prioridades, essas metas e sonhos... sem ter um plano definido, acaba gastando o dinheiro em coisas supérfluas e nem percebe.


Mas agora que você mapeou seus gastos, você pode entender melhor como otimizar seu orçamento!

“Quanto eu preciso juntar por mês para realizar essa viagem dentro do prazo que estabeleci?”


Uma vez que você já tem noção de quanto ganha, qual seu gasto fixo mensal com necessidades básicas e contas do mês, e sabe também o quanto vai custar viajar para aquele lugar, você consegue definir aí um valor mensal que deve guardar por mês!


Sei que parece simples na teoria mas na prática nunca é, porque provavelmente para você, como para a grande maioria das pessoas, a sensação é de que você só está pagando contas... e que não sobra dinheiro para guardar!

Mas nunca é bem assim...geralmente gastamos no dia a dia sem perceber nosso dinheiro com muitas coisas sem necessidade! É por isso que se você ainda não fez, agora vai fazer essa lista detalhada de gastos! Anota até quando comprar um chiclete! Hahah

Pergunte a si mesmo:


O que eu posso parar de gastar dessa lista que não vai me fazer falta?

Nesse momento pense e compare o prazer momentâneo daquele gasto com o prazer da realização do seu sonho! Ao olhar a lista, algumas coisas vão ser óbvias, outras nem tanto!


O ideal não é cortar orçamento das coisas que você REALMENTE goste de fazer e te faça bem, e sim cortar o que não é importante ou prioridade pra você e mesmo assim você gasta seu dinheiro ali! Por exemplo, se você paga academia e está lá de segunda a sexta, esse não é um gasto supérfluo pra ser cortado. Mas se você paga e foi só duas vezes no mês, aproveita e já cancela essa mensalidade!

Algumas coisas você nem precisa cortar completamente, mas pode diminuir a quantidade, que já ajuda! Como, por exemplo, comer fora várias vezes na semana. Se você reduzir para uma vez na semana, ainda vai ter o prazer de comer fora, mas vai conseguir economizar mais uma grana pro seu grande objetivo (seja a viagem ou qualquer outra prioridade da sua vida que você deseja conquistar realmente).


Dica: se você tem algum hábito que já queria mudar, esse pode ser um incentivo a mais! Por exemplo, se você queria parar de fumar tinha um tempo, mas não tinha a motivação certa, sempre acaba voltando... ao ver o quanto você gasta mensalmente com cigarro e como essa grana (que vai para algo que atrapalha sua saúde) poderia estar te trazendo mais perto dos seus sonhos, aproveite para parar de fumar e mate dois coelhos com uma cajadada!


Aliás, essa é uma ótima forma para pensar nos seus hábitos: isso está me aproximando ou me afastando dos meus sonhos e metas?

Como eu posso ganhar mais dinheiro?


Bom, além de pensar em como economizar e gastar o dinheiro que você já tem de forma inteligente... você pode pensar em como você pode ganhar um dinheiro extra!


Existem várias formas! Você pode por exemplo, vender coisas usadas em bom estado que você não usa mais (existe até sites pra isso, como o enjoei), conseguir um segundo emprego temporário, fazer alguns trabalhos freelancer com alguma habilidade que você tenha, revender algum produto, criar um e-book ou curso online, etc! A sua imaginação é o limite! Pode botar a cabeça pra funcionar que com certeza existem formas de você descolar aquela grana extra!


Faça uma poupança!

Dinheiro na conta disponível sempre acaba achando um jeito de ser gasto! Hahaha


É incrível, né? Então não deixe de criar uma poupança para seu sonho!

O que eu costumo fazer para me organizar financeiramente todo mês e colocar dinheiro na poupança é:


• Pagar todas as contas fixas assim que chegam (luz, agua, internet, gás, mensalidades...)

• Colocar ao menos 10% do meu dinheiro recebido na poupança. Caso a receita não esteja tão apertada, já colocar o valor estipulado por mês que eu defini como necessário pra atingir a minha meta.

• Viver o mês, me atentando para fazer gastos inteligentes! Permita-se sim uma extravagância vez ou outra, você também merece um mimo... mas procure gastar seu dinheiro de forma mais consciente no mínimo! Evite compras por impulso.

• Todo o dinheiro proveniente de rendas extras vai para a poupança!

• Ao fim do mês, se tiver sobrado alguma grana na conta, vai pra poupança também!


Fique atento para a parte 4! ;)

Camila Almeida

Psicóloga e Viajante

Planejando a próxima trip?

Seguro Viagem: SEGUROS PROMO 

Chip Internacional: BRASIL ROAMING

12924477_1124827844234374_77690089485757