Como se planejar para uma viagem

Como se planejar para uma viagem?

Costumo ouvir demais essa pergunta.



Seeempre tem gente me perguntando se eu sou rica, como me planejo financeiramente, como organizo meus roteiros, etc.


Não, não sou rica... Mas tenho minhas prioridades bem definidas! E isso ajuda muito na hora de saber gastar o dinheiro de forma inteligente e saber também guardar.


Eu vou fazer uma série de posts aqui no blog sobre planejamento... Que pode ser usado para viagens, mas também para qualquer outro sonho ou meta que você tenha na vida.


Antes de mais nada, defina suas metas a curto, médio e longo prazo!


Pega um caderno, um papel e caneta e anota aí!


Quais são os locais que você sonha em conhecer? Quais experiências deseja viver? Liste os principais destinos, cidades, países que você deseja viajar e os separe em curto, médio e longo prazo.


Para definir isso, leve em consideração a distância, o tempo necessário para conhecer o lugar e também o quão caro é esse destino!


Por exemplo, se tiver um destino brasileiro ou na América do Sul que é mais próximo e também costuma-se gastar menos, que dê pra ser visitado em um final de semana ou feriado, ele pode entrar como uma meta de curto prazo, pois é mais fácil de realizar.


Por outro lado, se você quiser, por exemplo, fazer um intercâmbio na Europa ou um mochilão na Ásia, já vai precisar de um planejamento maior (financeiro e de tempo) e poderia entrar como uma meta de médio ou longo prazo.


Entenda que metas precisam ter datas definidas para acontecer... Caso contrário, são apenas sonhos! Quando você define uma data (nem que seja mês e ano), você consegue definir o passo a passo necessário dentro desse período de tempo para conquistar seus desejos!


Sem definir datas pra suas metas fica aquele papo de "um dia quero conhecer", "meu sonho é ir lá"... E esse dia nunca chega, porque você nunca se programou de fato pra fazer acontecer! É tipo o "vamo marcar" que nunca acontece.


Aliás, o que eu mais recebo de comentários nas minhas fotos do Instagram é isso:

pessoas falando que aquele era o sonho delas.


E os lugares que eu fui também já foram sonhos meus por muito tempo. Mas sabe o que acontece? A pessoa muitas vezes deixa aquilo no plano do sonho eternamente! Não mexe um dedo pra acontecer! Nem sequer pesquisa o destino (que é o primeiro passo): o que ela quer de fato fazer lá, quanto custa se hospedar, comer no local, se precisa alugar carro, se o transporte público funciona bem, quanto custa o aéreo, etc.


Eu mesmo já passei por isso. Tinha a Grécia na minha mente como um "grande sonho". Algo distante, inatingível... E eu sequer tinha pesquisado e feito um orçamento pra saber quanto eu ia precisar pra realizar esse sonho! Até que de fato eu falei "eu conheço tanto lugar, porque é que eu não vou conhecer justamente a Grécia que e um sonho antigo?".


E finalmente ano passado (depois de um ano planejando) eu consegui conhecer!

Então entenda que para definir os lugares e os prazos, você vai precisar de muita pesquisa! Entender o local, a melhor época para ir, os passeios que para você são imperdíveis, quanto custa a passagem, quanto custa em média para se hospedar, e por aí vai!


Hoje em dia tem MUITA informação online sobre destinos no mundo todo! E no próximo post vou te ensinar a como pesquisar um destino, montar um roteiro e ter noção de quanto vai precisar para cada viagem que deseja fazer!


Afinal, só assim, sabendo o que queremos, quando queremos e quanto isso vai custar de tempo e dinheiro, que conseguiremos traçar as metas e objetivos para realizar esse sonho!


Te espero no próximo post!

Camila Almeida

Psicóloga e Viajante

Planejando a próxima trip?

Seguro Viagem: SEGUROS PROMO 

Chip Internacional: BRASIL ROAMING

12924477_1124827844234374_77690089485757