Compras na China sem dinheiro usando Alipay

Atualizado: Jan 8


Normalmente pensar “como eu vou pagar” não é exatamente uma preocupação do viajante!

Muitos gostam de trocar papel moeda, para evitar o iof, mas muitos gostam de fazer suas compras no cartão de crédito, por segurança e outros motivos, como acumular pontos que podem ser trocados por benefícios, produtos ou milhas.


Acontece que a China é um destino bem peculiar em vários sentidos, e entre eles no quesito compras.

Praticamente nenhum lugar, lojas e restaurantes aceitam cartões de crédito internacional, apenas da própria China.


Mastercard, Visa, American Express? Esquece! Nem no Mc Donalds você consegue usar cartão de crédito!


Então como “burlar” isso?


Eles utilizam muito lá dois apps de celular como forma de pagamento: o Wechat e o Alipay!


O grande problema é que eles apenas aceitam cartão ou conta chinesa para colocar crédito! Pelo menos até novembro de 2019!


Desde dezembro de 2019 o Alipay criou uma versão internacional, onde é possível cadastrar seu cartão de crédito de contas e bandeiras internacionais para transferir crédito para sua conta e realizar os pagamentos através do app!


É fácil e seguro! Viajar sem dinheiro, se preocupar com troco, perder ou ser roubado é ótimo! E concentrar todos os gastos no celular é simples e um bom jeito de controlar o que está saindo!



Você usa o seu cartão para fazer uma recarga no app, na parte chamada “TOUR PASS” , que precisa ser de no mínimo 100 yuans! Pode recarregar várias vezes conforme a necessidade, e se não me engano, após 2 meses, se não usar o valor, ele retorna para o seu cartão. O valor que você colocar lá, vai variar de acordo com a cotação do dólar no dia da fatura + iof (como uma compra normal no cartão).


Para cadastrar o cartão você precisa selecionar a versão internacional e usar um número estrangeiro (que não seja da China) de telefone logo que baixa o app.

Você vai preencher o cadastro e enviar uma foto do seu passaporte. Assim que for aprovado, você já consegue começar a fazer as recargas!

Algumas mensagens no app estão em Chinês, então pode ser um pouquinho enrolado de aprender a mexer no começo, mas é bem possível viajar “sem carteira” pela China!



Depois, para pagar, você escaneia o qr code da loja ou a loja escaneia o seu (os dois jeitos serve), coloca o valor e pronto!

Até mesmo os camelôs podem ser pagos assim! Eu sugiro que você já baixe e configure o app ainda no Brasil, antes de embarcar e aproveite essa modernidade durante sua trip!

Configurar lá pode ser um problema, pois precisa de confirmação por SMS na hora do cadastro, e pode ser que não chegue estando lá.

Outra forma de colocar dinheiro nos apps (seja o Alipay ou o Wechat) é dar o papel moeda para um chinês e pedir para ele transferir o valor para seu app!


Espero que aproveitem a dica para sua viagem pela China!


Camila Almeida

Psicóloga e Viajante

Planejando a próxima trip?

Seguro Viagem: SEGUROS PROMO 

Chip Internacional: BRASIL ROAMING

12924477_1124827844234374_77690089485757