Dicas para economizar espaço na mala


Muitas pessoas me perguntam:


CAMILA, COMO VOCÊ CONSEGUE VIAJAR SÓ COM ESSA MALINHA?


Sempre que dá, eu viajo apenas com uma mala de mão (foi o caso das minhas últimas viagens, por exemplo, 8 dias no Egito e 14 na Europa).


Eu só não consigo essa proeza indo para os Estados Unidos porque sempre acabo fazendo a festa nas comprinhas por lá! hahahahaha


Mas no geral, nas viagens em que a intenção não é comprar, é beeeem possível viajar com poucas coisas, levando em consideração algumas dicas DO QUE LEVAR E COMO ARRUMAR a mala!


Eu acho que otimizar o espaço na mala é fundamental por dois motivos:

- Economiza dinheiro, já que com as novas leis, a maior parte das cias aéreas cobra a cada bagagem despachada

- Economiza você mesmo, de ter que carregar um peso desnecessário e sair por aí com monte de mala, fazendo volume


Então vou enumerar aqui embaixo algumas das coisas que eu faço para viajar com menos, afinal, menos é mais!


1 - Escolha peças versáteis

Sabe aquela calça estampada, que você acha linda, mas que não combina com nada? E que depois você não vai querer usar de novo, porque é muito marcante e você não quer sair em foto com roupa repetida? Poisé, deixa ela em casa!

Opte por levar roupas que você vai poder reaproveitar outros dias em outros looks! Roupas que sejam básicas e que mudando uma peça ou outra, adicionando um acessório, você consegue transformar o look!


2 - Já pense previamente no roteiro e nos looks

Se você se organizar, você já vai sair daqui sabendo quais lugares você vai visitar. Isso ajuda também na escolha do look. Sem isso, a gente fica logo perdido querendo levar um pouquinho de tudo.

- Vou levar um salto, porque vai que a gente resolve ir numa festa

- Vou levar esse vestido de noite, porque vai que a gente janta em um lugar mais chique

- Vou levar essa bota, porque vai que a gente resolve fazer um trilha


E numa dessas, você leva uma amostra grátis de tudo que tem no seu armário e a maior parte das coisas volta sem nem usar! Então otimize a escolha das peças e dos looks, tendo já uma noção prévia do roteiro.


3- Utilize os espaços mortos

No caso, alguns itens da sua mala podem alocar outros itens e economizar no espaço e volume.

Um exemplo clássico são os sapatos fechados, como tênis e botas!

Geralmente eu levo lá dentro meias, as vezes perfume enrolado na meia dentro do tênis (ajuda até a proteger), ou outros itens pequenos que podem ir sendo alocados nesses espacos teoricamente mortos.


4- Use um saco a vácuo

Especialmente se você realmente não consegue enxugar sua mala... ou se você acabou comprando demais durante a viagem! As vezes, em vez de comprar uma mala nova, tudo que você precisa é de um desses sacos á vácuo. Uma vez eu trouxe um jogo de cama de casal completo, incluindo edredon bem grosso e duas almofadas embalados a vácuo e ainda coube muita coisa na mala! Vale a pena o investimento!


5 - Use técnicas específicas para dobrar as roupas

No meu caso, eu enrolo elas, faço literalmente rolinhos com todas as roupas e aí fica bem mais fácil de arrumar e abrir espaço na mala.


6- Leve itens descartáveis

Eu costumo por exemplo, escolher um shampoo ou um creme que estão no fim, para no fim da viagem poder jogar fora e não precisar trazer. Caso não tenha nenhum acabando, eu escolho esses itens em tamanhos já próprios para viagem, ou deixo para comprar no destino e largo pelo hotel mesmo! Afinal, essas coisas muitas vezes são baratas, ainda mais em certos destinos específicos no exterior.

Eu também levo algumas roupas ou sapatos que já estão mais usados. Por dois motivos, o primeiro é que viajando a gente anda muito, e é sempre bom levar um sapato que a gente já laceou e que sabe que é confortável e não machuca o pé. O segundo motivo, é que caso a mala volte muito cheia, seria um item que eu poderia tranquilamente me desapegar... quem sabe até doar para alguém e ainda fazer uma caridade!


Essas são algumas das minhas práticas para levar apenas o essencial e fazer tudo caber em uma mala de mão!


Lembrando que em muitos hotéis, existe lavanderia, e também é possível utilizar esse serviço para não precisar levar tantas coisas assim! Caso tenha muitas peças sujas, poucas para usar ou repetir, procure uma lavanderia! Ou ainda, dê uma improvisada e lave as peças mais leves no chuveiro!


Você tem alguma outra dica de como fazer tudo caber na mala?


Camila Almeida

Psicóloga e Viajante

Planejando a próxima trip?

Seguro Viagem: SEGUROS PROMO 

Chip Internacional: BRASIL ROAMING

12924477_1124827844234374_77690089485757