Mergulho Noturno na Bahia

EEAI, meu pessoal!

Acabei de voltar de mais uma viagem pela Bahia!

Como parte da minha família é baiana, eu dou meus pulinhos lá sempre que posso, certo?

E dessa vez não foi diferente. Fui eu, meu pai e minha mãe para um pedacinho de paraíso na Bahia chamado Península de Maraú!


Dois anos atrás, em 2017, eu fiz um mergulho noturno INCRÍVEL em Taipu de Fora, na Península de Maraú, Bahia. Fiz um post sobre a experiência na época e vim atualizar vocês, porque foi tão maravilhoso que eu quis repetir a dose!



Dessa vez, além de mim e de minha mãe, arrastei meu pai (que estava morrendo de medo mas adorou)!


Para começar, NADA COMO uma lua cheia na praia a noite! Ainda mais uma praia no interior, escondidinha, longe das grandes cidades e construções! Não ter muitos postes e luzes acesas faz o céu parecer muito mais estrelado e bonito. Pena que a câmera não captura do jeitinho que a gente vê ao vivo!




Antes de mergulhar, o Afonso tirou uma foto oficial do grupo!


Afonso Mergulho - Taipu de Fora

Programe-se: se você quer MUITO fazer esse mergulho noturno, programe-se para ir em época de lua cheia! É quando os mergulhos acontecem! Nesta época, a maré fica baixa a noite, fazendo as piscinas naturais!


Entregue-se: a primeira vez que eu fui, eu não levei nenhum tipo de máquina ou celular, nem me preocupei com registros, apenas com a experiência! E olha, essa dica é de ouro, porque imagens subaquáticas já são difíceis, no escuro então... você pode acabar gastando mais tempo tentando obter imagens (sem garantia de que ficarão boas) do que aproveitando essa experiência mágica em contato com a natureza.


Desta vez, resolvi levar minha gopro e meu dome, para registrar um pouquinho do passeio para vocês! As imagens ficaram "mais ou menos", mas dá para ter uma noção de como foi a experiência!




Quanto custa: Em fevereiro de 2019, o valor cobrado é de R$80,00 por pessoa (sujeito a alterações). Esse valor inclui o mergulho guiado pelos corais e os equipamentos usados: máscara de snorkel, pé de pato, colete salva-vidas, roupa apropriada e lanterna.


Quanto tempo dura: O passeio durou cerca de 1 hora e meia a duas horas. Estava previsto para começar as 21h. Tivemos alguns atrasos e entramos na água pouco antes das 22h, saindo 23:30, aproximadamente.


Dá medo?

Confesso que na primeira vez que eu fiz, eu tive um medinho inicial, mas esse medo foi embora muito rápido! O passeio é seguro, guiado com um mergulhador experiente da região e ficamos dentro das piscinas naturais, sendo muito difícil aparecer algum animal de porte grande (sei que o pessoal tem logo medo de tubarão, mas é extremamente improvável pelas condições do local).


O que a gente encontra?

O que eu vi nesses dois mergulhos que fiz foram diversos tipos de peixes, de várias cores e tamanhos, camarão palhaço, lagosta, lesma do mar, ouriço, estrela-do-mar, moréia, água viva...



A experiência: PENSA NUM PASSEIO LINDO!!!

É indescritível a beleza natural desse lugar! De dia é impressionante e de noite, mais ainda!

A água de Taipu de Fora é transparente e conseguimos enxergar muito bem a vida marinha pelos recifes, que não ficam muito longe da areia.

Em determinado momento, o Afonso pede para gente desligar nossas lanternas e o resultado é incrível: somos capazes de ver o fundo do mar apenas com a luz da lua cheia!


Antes de entrar na água, o Afonso dá diversas instruções e o mergulho ocorre em grupo.


Somos instruídos a usar nossas lanternas na mesma direção, como se fossemos um só olho, e ele passa um código que podemos usar com a luz das nossas lanternas, ao observarmos uma espécie diferente, chamando a atenção de todo o grupo para o animal.


Ele fala também sobre evitar sacudir muito a lanterna, espantando ou incomodando os animais. Como ele conhece muito a área, as chances de ver os animais no mergulho guiado é muito maior do que fazer por conta própria (apesar de não ser proibido).


Lembrem-se sempre de fazer um turismo consciente, com preocupação com o meio ambiente e com os animais!


Caso desejem entrar em contato para agendar um passeio, está aqui o instagram do Afonso Mergulho!

Camila Almeida

Psicóloga e Viajante

Planejando a próxima trip?

Seguro Viagem: SEGUROS PROMO 

Chip Internacional: BRASIL ROAMING

12924477_1124827844234374_77690089485757