Pirâmides Egípcias: o que tem por dentro?

Atualizado: 25 de Abr de 2019




Essa é uma curiosidade de muita gente! Inclusive era minha também, e por isso, comprei um ingresso em Giza que é mais caro, apenas para poder entrar em uma das pirâmides, no caso, a de Quéops, que é a maior de todas.

Giza Ticket


Primeiro, depois de ingresso na mão, passamos nossas bolsas em um raio-x e nós passamos por um detector de metais, segurança que praticamente todas as atrações egípcias tem! O controle é parecido com o de um aeroporto.


Fomos então direto ao que interessa e entramos nas pirâmides.

Logo que entramos passamos por um primeiro corredor, que parece uma gruta, mas ainda conseguimos caminhar em pé.

Depois vem uma subida. Mas não é qualqueeeeer subida!

Simplesmente temos que subir agachados, pois o teto é baixíssimo!



Pensa numa agonia! Para os claustrofóbicos, é um passeio impensável. Inclusive lá dentro tinha um senhor passando mal.


É uma subida e tudo baixinho, vamos agachados e o mesmo caminho que sobe, desce. Não há qualquer organização por parte deles, então nós mesmos temos que nos virar com o fluxo de ida e vinda. Hahaha


Se está pensando em visitar as pirâmides e jão está com o aeróbico em dia, já comece a treinar hahaha





Curiosidades sobre as pirâmides:

As 3 principais pirâmides que são cartão postal do Egito, são de Quéops, Quéfren e Miquerinos, que foram Faraós, sendo pai, filho e neto, respectivamente.


A pirâmide de Quéops, a maior, possui 147 metros de altura, 2 milhões e 500 mil blocos...e sua base pesa cerca de 40 toneladas.


Não é a toa que é a única das 7 Maravilhas do Mundo Antigo que ainda está de pé!


Dentro da Pirâmide de Queop, que eu entrei, você encontra... TCHAM TCHAM TCHAAAM.... nada!

Nunca foi encontrado a mumia de Quéops, nem o seu tesouro. Provavelmente, foi saqueado em algum momento da história e hoje está perdido!

Depois de subir igual um lazarento, agachado, você encontra uma sala escura, que estaria vazia se não fosse pela parte de baixo de um tumulo ou sarcófago.


Simples assim, sem nada dentro, sem tampa... sem "nada". Estava eu ali num cômodo que não tinha nada, mas tinha tudo ao mesmo tempo. Poderia ter sido frustante, chegar lá e não ver sarcófagos, múmias e tesouros... mas sinceramente, a pirâmide em si, o que ela significa, o fato dela ter sido construída em sua magnitude e resistir aos anos imponente, já é tudo que precisa para a visita ser mágica.


É uma energia que não tem como explicar... dentro da pirâmide não tinha nada. Nada ao redor além da nossa imaginação e pensamentos:


O que será que um dia já esteve ali?

Quem terá levado embora?

Como é que construíram essas pirâmide, afinal!?

E ainda: putz, eu vou ter que descer tudo agachada de novo! Hahahaha


Bom... saindo da pirâmide aproveitamos para tirar algumas fotos ali e em seguida fomos de carro até um mirante que podemos ver as 3 pirâmides lado a lado.


Após muitos cliques, perguntei para o guia se ele sabia fazer amarração de lenço na cabeça e ele me humilhou. Olha o meu versus o dele HAHAHAH





Preparada, com meu turbante, fui andar de camelo.

A pior parte é quando ele levanta hahahaha ele sobe primeiro uma parte do corpo, depois a outra, fazendo uma gangorra... e eu lá em cima agarrada na vibe “seguuura, peão”.

Minha mãe estava morrendo de medo. Mas foi. Se arrependeu, diz ela. Mas foi.

hahahah


Ela reclamou que o camelo dela, Charlie, era maluco. E de fato, parecia. Mordeu a bunda do Michael Jackson (o meu camelo), que não gostou nada e deu um pulo. Aí eu é que não gostei nada. Hahaha

Invertemos a posição dos camelos e fui atrás da minha mãe e o camelo dela. Michael Jackson era um lord e não quis revidar a mordida, graças a Deus!



Fizemos algumas poses em cima dos camelos e logo descemos, antes da minha mãe ter um troço (ela estava achando que ia ser mordida a qualquer momento rs).


Sãs e salvas, fomos para nossa van, visitar mais uma pirâmide, a Piramides Escalonada de Saqqara! No caso, a primeira pirâmide do Egito, idealizada por Imotheb!

Foram uns 30 a 40 minutos até lá.

Com um formato diferente, lembrando uma escada, a Pirâmide de Saqqara possui mais de 4.700 anos!!!




Muita história, mistério e beleza para um só lugar.


Geralmente, o passeio nas pirâmides é a PRIMEIRA coisa que os turistas fazem ao chegar no Egito. Esse passeio costuma ser logo no primeiro dia dos roteiros, pela importância, e diria que pela ansiedade também.

Pois não no meu caso. Aguentei firmemente 8 dias no Egito, conhecendo sobre seu povo, sua cultura, sua história antes de mergulhar nessa experiência.

Era nosso último dia... e valeu esperar cada momento.


Após essas visitas fomos almoçar e para o hotel descansar antes da viagem.

Estavamos MORTAS, EXAUSTAS, com o corpo que não se aguentava mais em pé... mas EXTREMAMENTE realizadas com essa viagem sensacional!



Quer ver meu roteiro completo de 8 dias no Egito? CLIQUE AQUI!

Quer saber mais sobre a empresa que me levou pro Egito? Veja aqui o post sobre a HORUS VIAGENS!

------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Planejando a próxima trip?

Seguro Viagem: SEGUROS PROMO

Hospedagem: BOOKING.COM

Passeios: GET YOUR GUIDE



Planejando a próxima trip?

Seguro Viagem:

SEGUROS PROMO 

Chip Internacional:

BRASIL ROAMING

12924477_1124827844234374_77690089485757

Camila Almeida

Psicóloga e Viajante