Portão de Brademburg


O Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor), é uma antiga porta da cidade de Berlin, reconstruído no final do século XVIII como um arco do triunfo neoclássico! O rei Frederico Guilherme II da Prússia encomendou o portão sendo construído entre 1788 e 1791.


Portão de Bradembugo

No entanto, o portão passou por reformas entre 2000 e 2002 devido aos danos que sofreu durante a Segunda Guerra Mundial. O portão consiste em seis colunas de cada lado, dividindo o portão em 5 passagens. Não sei se é possível perceber na foto, mas as passagens não são simétricas e isso é proposital. O motivo seria hierarquia, sendo assim, o meio que é mais largo era onde passava a família real, enquanto os cidadãos só podiam passar pelas passagens mais estreitas. Além das colunas, pode-se ver essa "estátua" em cima do portão. Em 1806, a Prússia foi derrotada por Napoleão na Batalha de Jena e levou a estátua pra Paris. Oito anos depois, a Prússia venceu Napoleão, ocupou Paris, e recuperou-a, acrescentando uma cruz de ferro, símbolo instituído por Friedrich Wilhelm II como condecoração militar.

A praça onde se encontra o Portão se chama “Pariser Platz” (Praça Parisiense), nome dado para relembrar as vitórias prussianas contra a França.

Durante a divisão da cidade através do muro de Berlim, entre 1961 e 1989, o Portão de Brandemburgo era inacessível a qualquer cidadão comum.

O muro passava por trás dele, e ao redor existiam várias torres de vigilância.

O portão virou símbolo da divisão da cidade na época, e hoje é símbolo da reunificação.

Planejando a próxima trip?

Seguro Viagem:

SEGUROS PROMO 

Chip Internacional:

BRASIL ROAMING

12924477_1124827844234374_77690089485757

Camila Almeida

Psicóloga e Viajante