Quando comprar uma viagem?

Afinal, qual a melhor época para comprar uma viagem barata?


Agora que você já avaliou seus hábitos, traçou estratégias para eliminar gastos desnecessários e formas de aumentar sua renda (volta na parte 3), é hora de comprar!


Mas com que antecedência? Como sei quando é a hora de comprar?


Para isso, você vai precisar repetir o passo 2! E se você quer pagar mais barato na sua viagem, você vai ter que cotar e pesquisar muito várias vezes em várias fontes mesmo!


O legal aqui, é que você já pesquisou antes e pode sempre continuar pesquisando, viu?

Mesmo sem estar pronto para comprar!

Porque só assim você vai conseguir perceber a média de preço para aquele destino e saber reconhecer oportunidades e promoções!


Como já falei antes, não faça pré julgamentos! Tem gente que acha que comprar em

agência é sempre mais caro, mas não é verdade! Já trabalhei em agência e as vezes a agência consegue preços melhores que na internet!


Além disso, algumas agências se propõem a cobrir o valor encontrado na internet! Nesse caso, a grande vantagem de comprar com uma agência (séria) é que eles vão te dar uma assessoria pré e pós venda! Isso pode fazer toda diferença se você está iniciando no mundo das viagens!


Um agente de viagem te ajuda com todas as dúvidas em relação a documentação, visto, embarque, transporte, hospedagem, sugere roteiros e passeios de acordo com seu perfil, auxilia caso tenha cancelamentos ou alteração de voos, etc!


Aliás, muitas pessoas que compraram diretamente online tiveram MUITOS problemas na pandemia com cancelamentos, remarcações e reembolsos, por falta de assistência, por não conseguir contato com o site, grandes esperas no telefone sem sucesso. E quem comprou com agências teve uma assistência mais eficaz e com muito menos dor de cabeça, pois os próprios agentes ficaram com esses pepinos para resolver da melhor forma para o cliente.


Caso você já tenha experiência em viajar, montar roteiros e pesquisar online, ainda assim, vale checar os valores com uma agência, as vezes são vantajosos!


Mas não pare por aí! É sempre bom comparar várias fontes e sites! Nunca compre na primeira cotação que fizer se você busca preço, a menos que seja um bug ou uma super promoção muito óbvia.


Afinal, uma das primeiras coisas que eu falei é sobre se planejar e começar a pesquisar com bastante antecedência, então imagino que você não esteja com pressa de comprar!


Sei que muitas vezes bate uma ansiedade de ter as passagens compradas! Dá aquela sensação de concretização! Mas não se afobe! Hahah Vá monitorando os preços ao longo de um determinado tempo! Mas é claro, não fique pra sempre esperando preços melhores, pois se ficar muito em cima, a tendência é subir!


Como saber quando parar de pesquisar e de fato comprar?


Compre quando:

• Aparecer um bug ou promoção imbatível

• Estiver cerca de 30-40 dias antes da viagem (nacional)

• Estiver cerca de 3 meses antes da viagem (internacional)

• Você perceber que houve uma queda significativa em relação às últimas pesquisas.


O preço das passagens é flutuante e varia de acordo com a oferta e procura. Portanto, não deixe pra cima da hora!

A tendência é que o voo já esteja com muitos assentos vendidos (oferta menor) e portanto, com menos lugares no voo, os preços sobem. Afinal, sempre tem gente que vai PRECISAR (seja a trabalho, a turismo, emergências familiares, etc) viajar NAQUELAS datas e vai aceitar pagar o preço mais alto por não ter opção.


Pode ser que apareça uma super promoção de embarque imediato? Pode! Mas é mais raro. Eu não contaria com a exceção. Essas promoções em cima da hora são coisas que você pode aproveitar quando aparecem, mas você não tem como prever, portanto não tem como se planejar esperando por isso.


Ou seja, existem duas formas de comprar uma viagem: OPORTUNIDADE X PLANEJAMENTO.

Quando você vê um bug ou uma promoção de embarque imediato, essa é uma OPORTUNIDADE! E você pode comprar caso esse destino e essa data sejam interessantes pra você! Geralmente essas promoções são boas para quem tem bastante flexibilidade.


Mas se você está PLANEJANDO determinado destino em determinada data, não fique esperando pra sempre uma promoção! O ideal é comprar com antecedência, como falei acima, para garantir melhores preços e não pagar valores absurdos em cima da hora!


Caso você não esteja já comprando um pacote pronto, sugiro que sempre compre PRIMEIRO a passagem aérea antes de reservar hotéis e passeios!


Com a passagem pronta, é hora de montar seu roteiro final e fazer suas reservas!

Planejando a próxima trip?

Seguro Viagem:

SEGUROS PROMO 

Chip Internacional:

BRASIL ROAMING

12924477_1124827844234374_77690089485757

Camila Almeida

Psicóloga e Viajante