Recife Antigo e Olinda

Atualizado: 13 de Dez de 2020

A convite da CVC Paulínia, fui passar uns dias em Recife e eu que adoro um passeio histórico, é claro que não poderia deixar de conhecer o Marco Zero de Recife e nem Olinda, estando tão pertinho!


De manhã cedo caminhei pela praia de Boa Viagem, tomei uma água de côco, mas como é imprópria pra banho por risco de tubarão, é claro que não me arrisquei e preferi fazer um passeio cultural.



Afinal, não só de praias vive Pernambuco e é um estado com muitas coisas históricas e culturais pra enriquecer sua viagem!


Infelizmente minha passagem por lá foi rápida e nem deu tempo de fazer tudo que eu queria!


Eu destaco 3 passeios imperdíveis:


• Marco Zero:

Oficialmente denominada de Praça Barão do Rio Branco, o “marco zero” de Recife fica localizado na Av. Alfredo Lisboa conectada às ruas Marquês de Olinda, Rio Branco e Barbosa Lima. É deste marco que são feitas todas as medidas oficiais de distâncias rodoviárias locais.

Lá também tem um letreiro BEM colorido de Recife para fotos!



Na frente há o Parque de Esculturas Francisco Brennand, inaugurado em 29 de dezembro 2000.

O parque foi idealizado pelo artista pernambucano Francisco Brennand e fez parte do projeto “Eu vi o mundo… Ele Começava no Recife” para comemoração dos 500 anos do Brasil.


São, no total, 90 obras (esculturas) do escultor, sendo a principal obra a Torre de Cristal, que tem 32 metros de altura e foi confeccionada em argila e bronze.


• Embaixada de Pernambuco: Bonecos Gigantes de Olinda

Caminhando a partir do Marco Zero, você encontra as duas unidades da Embaixada dos Bonecos Gigantes!

Em uma delas, você vê uma exposição com vários bonecos gigantes usados no carnaval de Olinda e na outra unidade (5 minutos de caminhada) estão representações do carnaval pernambucano! Bem legal!




• Matriz da Sé (Olinda):

Essa igreja é a segunda construção mais antiga da cidade e agora em 2020 completou 483 anos de muita história! Infelizmente sofreu muitos atentados, saques e até mesmo um incêndio criminoso durante a invasão holandesa. Por isso ela não é mais original, mas ainda converserva muita história e ainda conta com um mirante INCRIVEL pra cidade e o mar Há 55 metros de altura acima do nível do mar! Vale a visita!

Eu contratei um guia local (lá na praça em frente à igreja mesmo pra um tour guiado pela igreja e adorei saber mais da história).

Lembrando que meio dia fecha a visitação na igreja, então dê preferência pra ir lá cedo!


Na pracinha em frente da igreja (no Alto da Sé) você também tem feirinhas de artesanato e barraquinhas de comida! Comi um acarajé bem gostoso!


Quem tiver interesse em saber mais, corre no meu insta pra ver a série Encantos do Brasil” no meu IGTV!


Planejando a próxima trip?

Seguro Viagem:

SEGUROS PROMO 

Chip Internacional:

BRASIL ROAMING

12924477_1124827844234374_77690089485757

Camila Almeida

Psicóloga e Viajante